Quem já ouviu alguém dizer: “Comecei uma dieta para emagrecer, mas desisti“? Infelizmente, é bastante comum as pessoas aderirem a um plano alimentar saudável e, em um determinado momento, abandonarem ou fugirem integralmente da estratégia proposta.

Estudos diversos mostram que é possível acabar com esse comportamento a partir de novas táticas e emagrecer com uma alimentação equilibrada. Compreenda alguns motivos que fazem você sabotar a dieta:

Deixar a rotina do dia a dia o consumir

Não deixe para amanhã a decisão de hoje! Esqueça a frase – Amanhã eu começo de novo a dieta. Opte por se organizar e tirar um tempo para cuidar da sua saúde hoje. Apesar da falta de tempo que acomete a maioria das pessoas, tenha sempre lanchinhos saudáveis e de fácil acesso. Deixe um saquinho de mix de oleaginosas no carro e frutas na geladeira do trabalho por exemplo.      

Falta de organização

O planejamento das refeições é fundamental para quem decide aderir a uma dieta, porque, ao organizar a alimentação, isso possibilita comer sem exageros e de acordo com plano alimentar, sem sabotagens. Comece organizando sua lista de compras antes de ir ao supermercado, deixe sempre em casa hortifrútis já preparados para a semana e mantenha no freezer preparações caseiras que possam ser facilmente reaquecidas em um contratempo. 

Manter em casa alimentos que não fazem parte da dieta

Foco na dieta! Não compre doces e alimentos ultraprocessados no período em que estiver seguindo um plano alimentar para emagrecer, principalmente no início, quando o corpo está em fase de adaptação na redução de calorias e outras estratégias do cardápio.

Não praticar exercício físico

Emagrecer com saúde não envolve somente fazer dieta, mas mudar o estilo de vida. Adotar um programa de treinamento na rotina é um passo de extrema importância para o controle do peso corporal, a redução de gordura, o aumento da massa muscular e a promoção da saúde.

Punir-se e não procurar um profissional

A autopunição é um sentimento que surge normalmente após ter comido algum alimento que não faz parte da dieta, mas se esse sentimento de culpa aparece com frequência, atenção! Um deslize não pode tirar sua felicidade ou o sabotar a dar início a treinos mais intensos ou proibição de outros alimentos. Aderir a um plano alimentar em busca do seu objetivo deve ser um caminho leve. Pense nisso!

Não dormir ou descansar

Estudos demonstram que pessoas que dormem menos possuem maior probabilidade de se tornarem obesas, isso porque quem não dorme bem pode aumentar a grelina (hormônio que estimula o apetite) e diminuir os níveis de leptina (hormônio que atua na saciedade), gerando aumento do apetite. Ainda, a perda de sono tem sido associada a problemas no metabolismo da glicose e a um maior risco de desenvolvimento de resistência à insulina e diabetes.

Resistência em provar novos alimentos

Pessoas que apresentam medo de experimentar alimentos novos (neofobia alimentar) e resistência em mudar hábitos tendem a apresentar monotonia alimentar e alto consumo de alimentos calóricos, com isso, dificultando o resultado da dieta. Experimente comer aquele alimento que não gosta de formas diferentes, se não gosta de banana, por exemplo, experimente panqueca de banana, vitamina de banana ou um muffin de banana saudável.    

Não preparar receitas Cozinhar pode favorecer o sucesso da sua dieta, pois preparar sua própria comida o faz perceber, de fato, todos os ingredientes que está consumindo em qualidade e quantidade.