Você sabia que o corpo humano é composto por cerca de 60% de água?
Entender alguns de seus papéis na manutenção da saúde pode esclarecer melhor por que não devemos descuidar da hidratação.
A água é o componente vital de todas as células do organismo. Ela contribui para a regulação da temperatura corporal, o funcionamento dos órgãos, a eliminação de toxinas, ajuda na lubrificação de tecidos e ainda atua como veículo de transporte de nutrientes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, adultos saudáveis devem ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia, contudo existem cálculos que podem individualizar esse consumo. No exemplo abaixo, considera-se necessário 35ml de água para cada kg de peso corporal. Dessa maneira, deve-se multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml, como segue:
60kg X 35 = 2.100ml ou 2 litros e 100ml
Confira 5 motivos para a hidratação ser inclusa na sua lista de prioridades:
Auxilia no bom funcionamento do intestino
A hidratação é fundamental para que as fibras alimentares exerçam seu papel no funcionamento do intestino, pois, quando elas chegam ao intestino, absorvem água. Nesse momento, as fibras incham e aumentam a quantidade de bolo fecal, deixando as fezes mais macias, o que facilita a evacuação. É dessa forma que os líquidos influenciam positivamente no funcionamento do intestino.
Contribui para a prevenção e o tratamento de cálculos renais
A ingestão adequada de água é a melhor forma de manter a saúde dos rins e garantir que eles desempenhem suas funções, como a filtragem do sangue. O baixo consumo de água favorece o surgimento do cálculo urinário. Quando não ocorre a prevenção e o diagnóstico de cálculos renais é dado pelo médico uma das primeiras recomendações é aumentar a ingestão de água, pois, dependendo do tamanho do cálculo e da saúde do paciente, o cálculo pode ser expelido pelo organismo.
Evita dores de cabeça
Especialistas acreditam que passar um longo período sem beber água possa levar à desidratação, desse modo, reduzindo o fluxo sanguíneo para o cérebro; e isso pode causar dores de cabeça.
Ajuda no combate a vírus e a infecções
A hidratação do organismo é fundamental no tratamento de doenças infectocontagiosas, pois ajuda a eliminar substâncias tóxicas do organismo. No caso de doenças que comprometam as vias respiratórias, como a gripe, a água ajuda a fluidificar as secreções e possibilita que elas sejam expelidas com mais facilidade, aliviando os sintomas.
Promove o controle de peso
Beber água pode ajudar no processo de emagrecimento, pois atua na redução e sensação de fome, durante alguns minutos após sua ingestão, por ocupar volume no estômago, bem como promove a digestão e o trânsito intestinal, dessa forma, reduzindo a distensão abdominal.
Se, mesmo sabendo da importância e dos benefícios que a adequada ingestão de água proporciona à saúde, você continuar encontrando dificuldades de consumi-la, leia o texto Como superar as dificuldades de tomar água.