Cinco atitudes que desinflamam o organismo

A obesidade é definida, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que pode prejudicar a saúde. Atualmente, a obesidade alcançou características de pandemia e é considerada um problema de saúde pública por estar associada a um aumento no risco de doenças cardiovasculares, diabete melito tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemias, doença hepática e alguns tipos de cânceres.

Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos no mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30.

Uma das causas principais da obesidade é o desequilíbrio energético entre as calorias consumidas e as calorias gastas. No mundo todo, observa-se uma redução da prática de atividade física e um aumento no consumo de alimentos de alta densidade energética, ricos em açúcares e gorduras.

O excesso de gordura corporal, principalmente na região abdominal, está diretamente ligado ao processo inflamatório, isso porque a gordura em excesso, sobretudo, visceral, secreta substâncias consideradas pró-inflamatórias, que são denominadas adipocinas (proteínas). A alteração desses marcadores aumenta o risco de doenças cardiovasculares a longo prazo, pois eles agem em diversas fases do processo de aterosclerose, que é o acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias.

Para controlar o processo inflamatório associado à obesidade, veja algumas dicas:

– Siga uma alimentação saudável e preferencialmente com caráter anti-inflamatório. Você encontra este programa no aplicativo – 14 dias com dieta anti-inflamatória –, ele foi elaborado de forma estratégica com alimentos que podem ajudar a diminuir a inflamação.

– Pratique exercícios físicos, pois substância anti-inflamatória é liberada no organismo quando se exercita regularmente. 

– Reduza o estresse! Ele é responsável por liberar várias substâncias inflamatórias que não afetam só o equilíbrio mental, mas o corporal também.

– Teste estratégias que lhe deem prazer e atuam na promoção da saúde, como acupuntura e meditação.  – Procure ajuda profissional e faça um acompanhamento da sua saúde por meio de exames clínicos com médico e nutricionista.