Você sabia que cozinhar pode favorecer o sucesso da sua dieta? Isso mesmo, pois preparar sua própria comida lhe faz perceber de fato todos os ingredientes que está consumindo, diferente de uma preparação elaborada em um restaurante, que você até pode saber os ingredientes, mas dificilmente a quantidade usada de cada um deles.
A gastronomia saudável traz a possibilidade de renovação das receitas culinárias com a finalidade de aprimorar o sabor testando temperos e diferentes formas de preparo e a aceitação do alimento mediante a apresentação dos pratos, dessa forma, contrapondo-se à ideia de que alimento saudável é sinônimo de “comida sem graça, ou sem gosto”.
Além disso, colocar “a mão na massa” na cozinha lhe permite planejar, de forma mais funcional, o cardápio da semana, veja algumas dicas de receitas para as refeições do dia:
Café da manhã
A primeira refeição do dia é uma das mais importantes, pois é ela que fornecerá energia e nutrientes para as primeiras tarefas a serem executadas. Prefira compor essa refeição com receitas nutritivas e fáceis de elaborar, assim você não usará a desculpa da falta de tempo para não fazer. Preparações como crepioca, panqueca, overnight, ovos mexidos caem muito bem e, para acompanhar, que tal um suco verde?
Lanche da manhã
Muitos deixam este lanchinho de lado, mas ele pode ser essencial para manter sua energia até a chegada do almoço. Receitas como ball proteico e muffins integrais são boas escolhas.
Almoço
O tradicional arroz com feijão vai sempre muito bem, mas, para variar, que tal testar uma quinoa cozida com legumes e outra leguminosa, como a lentilha para acompanhar? De prato principal experimente um ratatouille ou um peixe grelhado ao molho de ervas finas. Os legumes podem variar em assados, refogados e ainda em forma de purê, use a criatividade!
E não se esqueça da salada fria, se você faz marmitas, leve o azeite extravirgem para temperar!
Lanche da tarde
Aquele cafezinho sempre vai bem aqui, e, para acompanhar, você pode optar por uma receita de pão de queijo funcional, uma torrada acompanhada de homus ou patê de azeitona ou uma geleia caseira. Se você não toma café, escolha uma vitamina de frutas batida com sementes de linhaça e chia para nutrir sua tarde.
Jantar
Se para esta refeição você estiver em casa e optar por algo mais rápido e diferente do almoço, teste receitas de caldos (verde, frango), sopas (legumes, feijão) e cremes (cenoura, abobora, ervilha) no inverno ou de uma caprichada omelete com legumes e salada.
Ceia
Muitos ignoram esta refeição, mas ainda existem adeptos do comer algo antes de dormir. As receitas de chás podem ser muito exploradas neste horário. Prefira aqueles que atuam para um bom relaxamento, como maracujá, camomila e melissa.
Acompanhe as deliciosas receitas do Programa Vida Nova com Peso Menor no link