SAIBA MAIS SOBRE ESPECIARIAS TERMOGÊNICAS

Os alimentos considerados termogênicos apresentam maior nível de dificuldade para a digestão ser realizada pelo organismo, fazendo com que este consuma maior quantidade de energia e caloria para isso.

Você sabia que todos os alimentos têm um efeito termogênico no corpo, mas que alguns têm mais dessa aplicação do que outros? Veja algumas especiarias que se destacam:

Canela – Citada em diversos estudos como termogênica, a canela contém cinamaldeído, composto relacionado ao aumento da termogênese. Ainda é uma especiaria que, por ser anti-inflamatória e hipoglicemiante, favorece o tratamento de condições clínicas como a diabetes e obesidade.

Use a canela em vitaminas, bolos e até em lanches rápidos, como banana amassada e cereais. 

Gengibre – Muito conhecido por suas ações anti-inflamatória e antioxidante, o gengibre é uma especiaria rica em gingerol, composto capaz de ativar vias no metabolismo que induzem a termogênese, assim, contribuindo para o aumento do gasto energético e a redução da gordura corporal.

Com sabor picante, o gengibre pode ser acrescentado a receitas frias e quentes, como suco verde e sopas. Prefira seu consumo fresco e cru para potencializar seus benefícios.      

Pimenta-vermelha – Rica em capsaicina, a pimenta-vermelha é um composto eficiente no aumento da temperatura do corpo. Atua acelerando a velocidade do metabolismo e contribui para o organismo queimar calorias em excesso.

Experimente variar entre as pimentas; dedo-de-moça, biquinho e caiena. Acrescente-as em preparações como sopas, molhos e pratos de arroz para aumentar o potencial de queima de gordura da sua dieta.

Chá-verde – Considerado a bebida mais consumida do mudo, com exceção da água, o chá-verde é proveniente da Camellia sinensis. Rico em polifenóis, como a epigalocatequina galato, exerce ação no aumento da termogênese e oxidação das gorduras, desse modo, favorecendo o tratamento da obesidade.  

Os alimentos termogênicos devem ser consumidos segundo as características de cada indivíduo, já a quantidade correta a ser ingerida deve ser indicada por médicos e nutricionistas. Vale ressaltar, ainda, que esses alimentos são usados como uma ferramenta que contribui ao processo de emagrecimento e à perda de gordura, mas não substitui a importância de seguir um plano alimentar equilibrado e a prática frequente de exercício físico.