Calcula-se que existam cerca de 500 mil espécies de plantas em todo o mundo, sendo que aproximadamente 30% apresentam potencial terapêutico. Ou seja, não é à toa que tem ocorrido um crescente interesse pelo estudo e uso tradicional de espécies vegetais em diferentes partes do mundo, nas últimas décadas.
Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, a medicina tradicional é o resultado do acúmulo secular de conhecimentos empíricos sobre a ação dos vegetais por vários povos.
Prontos para navegar nos benefícios que algumas ervas e especiarias têm a oferecer? Confira, a seguir, o guia dos chás:
Camomila
Conhecida, principalmente, pelo aroma e sabor doce, a camomila (Matricaria recutita) é rica em compostos bioativos, como os flavonoides e óleos voláteis, que são os principais responsáveis por seus vários benefícios à saúde, como o controle da ansiedade, depressão e insônia. Ainda está associada com a melhora de desconfortos gastrointestinais, como diarreias, e na melhora das dores nos seios (mastalgia) associada à Síndrome Pré-Menstrual.
Modo de preparo: infusão das flores.
Boldo
O boldo (Peumus boldus)é uma erva de sabor marcante, muito conhecida por sua atividade hepatoprotetora. Atua no estímulo da bílis, promovendo o esvaziamento da vesícula biliar. Ainda contribui para a melhora de distúrbios de digestão, como a gastrite.
Modo de preparo: infusão das folhas.
Hortelã
Com um delicioso aroma, a hortelã (Mentha piperita L.) é rica em compostos, como mentol, flavonoides e óleos essenciais. Seu uso promove a melhora da digestão e redução de desconfortos intestinais, como gases e dores, inclusive, em quadros de Síndrome do Intestino Irritável, além de estar associada ao auxílio no tratamento da inflamação da garganta e de resfriados graças às suas ações antiviral e antifúngica.
Modo de preparo: infusão das folhas.
Hibisco
O hibisco (Hibiscus sabdariffa) é uma planta rica em nutrientes, como os polifenóis, e micronutrientes, como ferro e vitamina C. Entre seus potenciais benefícios terapêuticos está o auxílio no tratamento da hipertensão arterial, contribuição para a redução do acúmulo de líquidos, ajuda na diminuição dos níveis de ácido úrico e colesterol. Ainda, por exercer ação anti-inflamatória, pode auxiliar no tratamento da obesidade.
Modo de preparo: infusão das flores.
Chá-verde
Consumido há séculos no Japão e China, o chá-verde (Camellia sinensis) contém compostos que lhe conferem muitos efeitos benéficos, como epigalocatequina-3-galato, ácido clorogênico e quercetina. Entre suas propriedades benéficas, encontra-se ações anti-inflamatória, antioxidante, termogênica e fotoprotetora, por isso, pode ser utilizado como aliado na perda de peso, contra o fotoenvelhecimento, no controle da glicemia, na prevenção da hipertensão arterial, etc.
Modo de preparo: infusão das folhas.
Erva-cidreira (Melissa officinalis)
A erva-cidreira (Melissa officinalis) ou melissa é uma planta medicinal amplamente utilizada para o tratamento de algumas doenças. Ela inclui na sua composição compostos voláteis e flavonoides que lhe permitem atuar no tratamento da depressão, insônia e ansiedade, melhorando humor, cognição e memória, além de ajudar na diminuição de gases e na redução de espasmos musculares, aliviando dores gastrointestinais.
Modo de preparo: infusão das folhas. Atenção, não use indiscriminadamente os chás. Para efeitos terapêuticos, procure a indicação de um médico e especialista.