Modulação do Sistema Imunológico através dos Nutrientes

O sistema imunológico trabalha como uma barreira contra a ação de diferentes microorganismos – bactérias, fungos e vírus. É composto por moléculas e células espalhadas por todo o corpo sendo capaz de reconhecer e responder aos estímulos estranhos que o organismo recebe destruindo e inativando essas estruturas. Vários fatores são determinantes para o funcionamento do sistema imune, entre eles a idade, a genética, o metabolismo, ambiente e a nutrição.


Os estudos que buscam a relação entre imunidade e nutrição surgiram em meio da década de 70. Hoje sabe-se que através de uma alimentação saudável, adequada e balanceada que se adquire a quantidade necessária de macronutrientes (carboidratos, lipídeos e proteínas), micronutrientes (vitaminas e minerais) e compostos bioativos necessários para o bom funcionamento do organismo. Nutrientes isolados não possuem comprovação cientifica para fortalecimento do sistema imune e sim a associação da alimentação regrada, pratica regular de exercícios físicos e outros hábitos que interferem na saúde como não fumar. 

 

Sintomas como: candidíase, infecções persistentes e constantes, como de garganta e otite, queda de cabelo e unhas fracas, cansaço excessivo entre outros são comuns em pessoas que precisam fortalecer a imunidade, fique atento! 


Veja a seguir alguns nutrientes e fontes alimentares que podem favorecer a saúde:  


Zinco 
O zinco é um micronutriente essencial para o crescimento, desenvolvimento e função imunológica. Atua em enzimas que agem como antioxidantes para o organismo e participa da estrutura de algumas proteínas que influenciam na morte dos agentes agressores.   

Fontes: carnes, laticínios, frutos do mar e cereais. 


Vitamina D 
Estudos atuais têm relacionado a deficiência de vitamina D com várias doenças autoimunes como: diabetes mellitus insulino-dependente, esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal, lúpus e artrite reumatoide e acredita-se que a sua forma ativa apresenta efeitos imunomoduladores sobre as células do sistema imunológico.

Fontes: óleo de peixe, óleo de fígado de bacalhau e gema de ovo, porém sua ação depende da síntese na pele pela exposição solar.


Vitamina C 
Essa vitamina está presente em grande quantidade nas células imunes, porém na presença de infecções ela diminui rapidamente. Atua nas funções de algumas células imunológicas e ainda age evitando os seus danos das células devido a atividade antioxidante.  

Fontes: frutas e hortaliças, como acerola, pimentão, goiaba e abacaxi


Selênio
O selénio é essencial para o crescimento, desenvolvimento e normal metabolismo. Possui ação antioxidante e neuroprotetora, ainda apresenta um papel importante no metabolismo dos hormônios da tiroide, na função do sistema imune e na reprodução. Baixos níveis deste mineral também estão associados a problemas cognitivos e musculares.

Fontes: Castanhas, atum, camarão, feijões e carnes.